Notícias

A saúde financeira como sua principal aliada

A saúde financeira como sua principal aliada

O ditado popular já ensina que, “em primeiro lugar vem a saúde”, e você já pensou em como está sua saúde financeira?

O Brasil, atualmente, passa por um cenário complicado: a instabilidade política aliada a desconfiança econômica, além do aumento do desemprego e inflação crescente que comprometem o crescimento e acumula saldo negativo em seu Produto Interno Bruto. Todos esses fatores retraem nossa economia e fazem com que antigos paradigmas sejam quebrados sobre o que sempre tivemos como uma verdade indiscutível.

Culturalmente, a formação oferecida pelas instituições de ensino não trata como fundamental o tema relacionado à educação financeira, de forma que as pessoas somente busquem preencher esta lacuna quando estejam se deparando com algum tipo de problema. Para não enfrentar estas pertubações, é necessário buscar informações a fim de aprender a montar um planejamento financeiro e tributário que contemple as necessidades da pessoa e que faça com que ela consiga organizar suas rendas e seus gastos, possibilitando aproveitar as oportunidades de investimento.

Esta falta de conhecimento acaba sendo utilizada pelo mercado de diversas formas, fazendo com que o brasileiro consuma produtos de altas taxas e baixas rentabilidades. Nosso investimento mais cultural, a poupança, nos dias de hoje, faz com que seus investidores percam poder de compra, ou seja, sua rentabilidade não tem compensado o aumento inflacionário do período. Existem alternativas de investimento com a mesma garantia e rentabilidade até superior, como CDBs e LCIs. Muitas vezes, concentramos nossos esforços em somente aumentar nossa renda para ter um balanço financeiro melhor, mas pequenos esforços como reavaliar nossos gastos ou realocar nossos investimentos também são fundamentais para esta melhora.

Apesar de contestada a autoria da frase que define insanidade, como esperar resultados diferentes de mesmas ações? A ideia central desta frase nos remete à necessidade de planejamento e mudança de paradigmas, a fim de conseguir concretizar nossos objetivos.


Eduardo Augusto Reichert CFP®
Planejador Financeiro Certificado
http://www.trentto.com.br/