Notícias

A Assessoria Contábil É Realmente Necessária?

A Assessoria Contábil É Realmente Necessária?

O empresário que deseja manter o seu negócio estruturado no mercado concorrido de hoje, seja de qual área for, deve saber que a administração responsável de sua empresa é base fundamental para sua sustentação. Se não for convicto disso ou é ex-empresário ou está muito próximo disso.

A administração de uma empresa depende basicamente de: organização, informação e segurança na tomada de decisões. Todas as peças que compõem essa máquina devem estar conectadas através do mesmo foco: Dar suporte para que a atividade fim cresça e apareça!

Mas, com quais profissionais minha empresa deve estar conectada? Funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e até mesmo clientes devem estar em harmonia com a visão e valores da empresa. Dedicação, responsabilidade e preocupação com a burocracia empresarial é fundamental!

Dentre os prestadores de serviço com maior relevância para a área administrativa está, sem dúvida nenhuma, a Assessoria Contábil, seja ela interna ou externa. A Contabilidade Interna é mais comum nas empresas de maior porte, já a externa está majoritariamente relacionada a empresas menores que contratam Escritórios de Assessoria Contábil.

Passou do tempo de relacionarem Assessoria Contábil a "profissionais que confeccionam DARF para pagamento ao Governo" ou "guarda livros". O profissional contábil é muito mais do que isso, é o responsável por organizar informações dispersas em relatórios para que os empresários tomem decisões mais seguras. Caro leitor, você já viu isso antes, não? Sim! Algumas linhas acima, aqui mesmo nesse artigo! (A administração de uma empresa depende basicamente de: organização, informação e segurança na tomada de decisões.)

A assessoria contábil faz o papel de tradutor das informações para TODOS que necessitam saber delas, observe alguns exemplos:

1. Para o Governo Federal através de obrigações acessórias (que não são poucas) das áreas contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, bem como confecção adequada de impostos para pagamento.

2. Para os Sindicatos de Categorias Profissionais através do estudo e aplicação dos Documentos Coletivos de Trabalho, elaboração de admissões, rescisões, acordos de férias coletivas e homologações.

3. Para o investidor, que tem acesso a relatórios específicos de apuração de informações, tais como Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultado.

4. Para o próprio empresário, que através de relatórios contábeis elaborados em tempo real possa antecipar resolução ações, como tomada de empréstimo ou novos investimentos, por exemplo.

Muitos empresários não valorizam a importância do profissional de contabilidade, espantosamente e infelizmente, inclusive, alguns profissionais da contabilidade não se valorizam e não tem consciência da importância e complexidade do serviço prestado. Mas, aos poucos, com a informação adequada, a importância desse profissional está sendo demonstrada. Afinal, hoje em dia, é difícil até de se manter uma relação de trabalho na sua residência (Trabalho Doméstico) sem a assessoria adequada, não é mesmo?


Agora reflita: A Assessoria Contábil é realmente necessária?

 

Thiago Augusto de Morais Franzon
Contador